Hm, Psicologia?! . . . O que será a Psicologia?

O termo “Psicologia” foi introduzido no século XVI (1590) por Rudolph Goclenius e a sua raiz etimológica provém de duas palavras:
▪ logos ® ciência, razão, estudo, conhecimento
Através de evoluções e avanços que ocorreram na Grécia Antiga, o cidadão passou a ocupar-se com coisas do espírito e daí nasce o conceito de “alma”. A alma ou espírito correspondia à parte imaterial do ser humano e englobava o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção. Os gregos consideravam a alma como o sopro da vida, como o que vivificava a vida.
Psicologia é então uma ciência que estuda a mente e pretende saber de que modo a mente e os comportamentos humanos se relacionam.
Relativamente à sua história, afirma-se que:
“A Psicologia possui um longo passado, mas uma curta história”.
Isto é, desde sempre existiu associada à Filosofia porque o Homem sempre se preocupou com questões relacionadas com o corpo, a alma, a vida, a morte. Os primeiros passos da Psicologia foram dados na Antiguidade Clássica, mais precisamente na Grécia Antiga. E por que razão nesta altura, por causa dos filósofos? Foi a partir desta altura que o Homem começou a olhar para si próprio para se compreender e a olhar para o mundo, surgindo então os primeiros mestres da Filosofia.
O propósito da afirmação reside no facto da humanidade sempre se ter questionado acerca de si própria, do mundo que a rodeia e da vida humana, bem como as suas emoções, sentimentos, inquietações, o porquê da existência humana, do nascimento, da morte.
