Na nossa opinião, o nosso crescimento e desenvolvimento físico e mental não se deve só a um ou só a outro, deve-se tanto à Genética como ao Meio. Porém, é preciso ter em atenção que sendo algo que depende dos dois conceitos em questão, não se pode atribuir ao meio uma percentagem e à genética outra; não há uma parte dos “genes” e outra do ambiente - a Genética e o Meio não estão em competição mas sim em constante interacção!
Assim sendo, o comportamento humano depende de múltiplos factores que interagem desde a fecundação até à morte. O ser humano está constantemente a sofrer influências genéticas e epigenéticas que moldam/modificam/transformam esse comportamento.

Estão então aqui implícitos os conceitos de Genótipo e Fenótipo:
• Genótipo caracteriza-se como o conjunto de genes que um indivíduo herda da mãe e do pai, e que podem ou não exprimir-se consoante as características do meio em que se desenvolve.
• Fenótipo diz respeito à aparência do indivíduo, ou seja, ao conjunto de características observáveis (anatómicas, fisiológicas, morfológicas) que resultam da interacção entre o genótipo e o meio ambiente. É, portanto, o conjunto de características individuais de origem genética que foram modificadas pela relação com o meio.
0 comentários:
Enviar um comentário