sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Psicologia do Desenvolvimento

Em que consiste a Psicologia do Desenvolvimento? É um ramo da Psicologia?

O campo de estudo da Psicologia é muito vasto e a sua diversidade de objectos de estudo está relacionada com o pouco tempo de existência da psicologia como ciência e com a grande quantidade de fenómenos psicológicos existentes.

A Psicologia é então a ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais, de modo a prever e a controlar as respostas comportamentais.

A Psicologia Moderna apresenta-se subdividida em diferentes ramos que se especializaram em áreas diferentes, sendo a Psicologia do Desenvolvimento um desses ramos.

       ◘Psicologia do Desenvolvimento
é a ciência que se interessa pela área do crescimento humano, isto é, pelos processos que se alteram durante a vida do ser humano (infância, adolescência e idade adulta).

Procura-se estudar e compreender os processos do desenvolvimento pré-natal e pós-natal, bem como investigar e esclarecer acerca do desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida até ao estágio terminal (velhice e morte).


Tratando-se de uma ciência comportamental, ocupa-se de todos os aspectos do desenvolvimento e estuda o Homem como um todo, desde os aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e morais da evolução da personalidade aos factores determinantes desses aspectos no comportamento humano.

2 comentários:

Unknown disse...

O artigo esta bem,mas possui pouca informaçao,pelo que carece de mais subsidios.

Unknown disse...

Muito obrigado "Tu tondele"

Enviar um comentário