quarta-feira, 20 de abril de 2011

Documentário - "O Segredo da Criança Selvagem"


O documentário em questão foi visualizado na aula teórica (15 de Março) de Psicologia do Desenvolvimento, com o propósito de uma posterior reflexão acerca do: Crescimento Físico e Desenvolvimento - Controvérsia Hereditariedade vs. Meio.

Trata-se então de um documentário da década de 70, que diz respeito a uma criança que foi criada completamente ou quase completamente isolada da civilização, bem como ao impacto que esse isolamento teve no seu desenvolvimento físico, mental e emocional.

Apresenta-se então aqui um pequeno resumo do documentário.



A 4 de Novembro de 1970, em Los Angeles, foi encontrada uma criança de 13 anos chamada “Genie”. Tratava-se de uma menina selvagem que era maltratada e abusada pelos pais e que passou a sua infância trancada num quarto. Os relatos contam que foi trancada num quarto, amarrada a uma cadeirinha e obrigada pelos pais a passar os dias sentada e sozinha, longe de qualquer contacto humano e com o exterior. Genie apresentava o aspecto de uma criança, usava fraldas, fazia sons de bebé e era quase incapaz de falar e andar; era uma criança selvagem não civilizada que era caracterizada pelo silêncio.

Após vários estudos realizados, houve uma dúvida que despertou especial atenção:

“O cérebro de Genie foi danificado pelos anos de abuso ou ela tinha retardamento mental desde o nascimento?”


Relacionado com os factos deste caso, veio-se a saber que quando era bebé, o pai afirmou que Genie tinha um retardamento mental, insistindo em deixá-la isolada por esse motivo.
Devido às estranhas condições familiares da menina, a investigação mais detalhada do caso tornou-se difícil. Porém, os cientistas não desistiram desta menina tão acarinhada por todos e os estudos prosseguiram no sentido de se perceber o que se tinha passado e no modo como iriam lidar com o caso e com Genie, no sentido de a reabilitarem socialmente.


Deixamos então aqui a hiperligação onde pode ser visualizado este tão interessante documentário: http://www.youtube.com/watch?v=_dA2W0SwIwY

1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo documentário sucinto!!!

Enviar um comentário