sábado, 2 de julho de 2011

Actividade Física na Terceira Idade



A prática de exercício na 3ª idade
A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas também é um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. Participar na vida comunitária e continuar a ter projectos são factores essenciais para viver com qualidade. "O idoso que frequenta grupos de actividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas, sentindo-se melhor aceite pela sociedade"As aulas de educação física, as caminhadas ou a hidroginástica são as mais recomendadas para quem já passou dos 65 anos. São diversos os motivos que levam os idosos a frequentarem estas actividades: o exercício diário promove a saúde mental, contribui para reduzir a ansiedade, a insónia e a depressão, e ajuda a controlar o stress. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações do seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo a sua autonomia plena. Segundo os médicos, os exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorespiratórias, fortalecem os músculos e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso, proporcionam uma melhor fluidez sanguínea e um aumento de capacidade de oxigenação em todo o organismo, reduzem o colesterol, que obstrui as artérias, e elevam o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas.
 
Porque deve o idoso praticar exercício?
Com o avanço da medicina no controlo de doenças e patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável. No entanto, para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável é necessário que tenha independência. Encontramos no exercício e nas actividades físicas as condições adequadas para a melhoria da capacidade cardiovascular e manutenção da força. Melhor dizendo, é através dos jogos e exercícios que o idoso participa de um rico processo social de convivência que mantêm suas boas condições físicas para melhor aproveitar a vida.

 
Como reagem os idosos ao exercício?
Sempre que respeitados nas suas condições e limites, reagem de uma forma muito positiva e participativa. Gostam de desafios que possam ser superados, mostram muita vontade e interesse, são muito gratos pela atenção e acabam por se tornar amigos dos seus professores. Estes laços diminuem a ansiedade e aumentam muito a sua auto-estima.


Para nós (futuros prof.´s de Educação Física) eheheheh



Quais as vantagens de se praticar hidroginástica?

A hidroginástica para a terceira idade explora os benefícios que a água oferece em relação à redução do peso corporal, a recuperação mais rápida do esforço, e a resistência proporcional à força aplicada. Torna-se, assim, uma actividade de intensidade moderada, bastante recomendada para a melhoria da condição cardiovascular, com a redução do impacto e das possibilidades de lesão.Na hidroginástica trabalha-se de forma global, com ênfase na tonificação muscular geral e manutenção da postura. O maior benefício está na melhoria da condição cardiovascular. Podemos utilizar outros recursos da água em busca de resultados como reabilitação, relaxamento, redução da tensão e também da dor. Os trabalhos de alongamento também são favorecidos no meio líquido, onde algumas posições impossíveis de serem realizadas fora da água podem ser feitas na piscina.

 
Caminhada VS Hidroginástica

A caminhada é de extrema importância, pois, entre outras vantagens, é uma actividade prática, de movimentos naturais e que não requer habilidade específica nem aprendizagem, podendo ser realizada facilmente em vários locais. A caminhada de baixa intensidade com longa duração possibilita uma melhoria rápida nas condições cardiovasculares, com a redução do impacto e, assim, minimiza a possibilidade de lesões.

0 comentários:

Enviar um comentário