sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento sensorial

ð  Paladar
Quanto ao desenvolvimento sensorial, o paladar parece ser o sentido mais apurado á nascença, pois os bebés têm-se mostrado capazes de distinguir o sabor doce do amargo.
A sensibilidade ao sabor também parece estar presente no nascimento tanto os bebés prematuros como os nascidos a termo, reagem positivamente a estímulos doces (mais sucção) e negativamente a salgados e amargos.
As respostas de rejeição dos bebés face a sabores amargos, são provavelmente, um mecanismo de sobrevivência, na medida em que muitas substâncias amargas são tóxicas.

ð  Audição
A audição está funcional mesmo antes do nascimento, o feto responde a sons e parece aprender a reconhecê-los: sons da fala, ruídos…
Com 1 mês de vida consegue distinguir sons tão semelhantes como: “ba” e “pa”. O bebe também é capaz de distinguir a voz da mãe de uma pessoa desconhecida e prefere a língua materna a uma língua estrangeira.
A sensibilidade a distinções auditivas poderá ser um indicador precoce das capacidades cognitivas.
Comparativamente aos adultos a acuidade auditiva de um recém-nascido é bastante mais apurado do que a sua acuidade visual. Ao ouvir determinado som, por exemplo, o recém-nascido volta a cabeça na sua direcção, o que indica a capacidade de localizar estímulos auditivos pouco depois do seu nascimento.


ð  Olfacto
Em relação ao olfacto, estudos demonstram que os bebés sentem o cheiro do leite quase desde o nascimento. O sistema olfactivo aperfeiçoa-se rapidamente após o nascimento.
O sistema olfactivo então, aperfeiçoa-se rapidamente após o nascimento do bebé. 
É capaz de localizar a proveniência de odores e distingui-los através da expressão. A preferência por odores agradáveis parece ser aprendida no útero e nos primeiros dias após o nascimento, contribuindo para tal os odores transmitidos através do leite materno.
O sentido olfactivo pode também contribuir para o reconhecimento de parentesco.



ð  Visão
O bebé vê desde que nasce, conforme vai crescendo ele usa os olhos para absorver uma quantidade imensa de informação sobre o mundo que o rodeia, estimulando o desenvolvimento do cérebro e colaborando para conquistas no âmbito físico, como sentar, gatinhar, rolar e andar.
Quando o bebé nasce, a visão é meio embaçada, mas ele distingue a luz, formas e movimento. O recém-nascido só vê realmente bem a uma distância de 20 a 30 centímetros.  



0 comentários:

Enviar um comentário