sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento motor


Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interacção com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança. Verificou-se as fases de desenvolvimento da criança até os 18 meses de vida e como a estimulação precoce, principalmente em crianças nascidas pré-termo e com baixo peso, pode fazer a diferença numa idade mais avançada da criança.
O aprimoramento motor é o ponto de partida de todo o desenvolvimento motor da criança. A independência adquirida com a locomoção e a manipulação de objectos ampliou a visão de mundo do ser humano, contribuindo e levando-o a progredir continuamente
O desenvolvimento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente e não apenas da maturação do sistema nervoso. Quando a criança nasce, o seu SNC ainda não está completamente desenvolvido. Ela percebe o mundo pelos sentidos e age sobre ele, criando uma interacção que se modifica no decorrer do seu desenvolvimento. Deste modo, por meio de sua relação com o meio, o SNC mantém-se em constante evolução, num processo de aprendizagem que permite a sua melhor adaptação ao meio em que vive.
Cada criança apresenta o seu padrão característico de desenvolvimento, visto que suas características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transacções que se passam entre a criança e seu ambiente. Mesmo assim, existem características particulares que permitem uma avaliação grosseira do nível e da qualidade do desempenho.
Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, consequentemente deixando de realizar ou realizando com pouca frequência determinadas actividades
A maioria das crianças nasce sem problemas de desenvolvimento. As diferenças individuais entre elas são muitas, inclusive características físicas, temperamento e personalidade, mas a sequência de desenvolvimento é bastante previsível.

  • Em função da maturação do Sistema Nervoso, uma sequência ordenada e previsível de desenvolvimento físico dá-se no sentido:
           CÉFALO-CAUDAL -  refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direcção aos pés. 

PRÓXIMO-DISTAL - é controlo da musculatura do centro do corpo até às suas extremidades. 

ACÇÃO CONCENTRADA PARA A ESPECÍFICA - passa a desempenhar acções mais controladas e refinadas. 


Como contribui a A Educação Física para o desenvolvimento motor?
Pois é, a E.F. é parte essencial no estudo do desenvolvimento motor, é sua principal área de actuação, o que o deixa em vantagem em relação ás outras profissões que lidam com o movimento humano. Por isso, a relação aluno professor de Educação Física deve ser a mais abrangente possível, não só apenas voltada para o desenvolvimento motor infantil, mas sim em todo o contexto, como adultos e idosos.
Muitos padrões de movimento são mudados durante a vida, pois corresponde a mudanças espaciais, e envolve muitas variáveis, como força, energia e o seu gasto no dia-a-dia por nós. Contudo, como já temos um certo nível de habilidade, nem reparamos que estes movimentos são bem estruturados.

Sendo assim algumas perguntas ficam no ar…

                       ¤    Qual a importância do movimento no desenvolvimento humano? 

        ¤    Como a pessoa aprende?
   
    ¤    Quais os aspectos do comportamento humano que envolvem a aprendizagem?



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